A Budweiser lançou recentemente uma campanha chamada “The Beer Behind Backstage” que mostra uma série de de listas de exigências de grandes artistas onde a cerveja pedida no camarim é a Bud, porém, no release de imprensa não fica claro qual foi o método usado para descobrir essas exigências, mas eu desconfio que foi usado um método de Corpus de Texto na criação dessa campanha e explico abaixo o motivo da minha suposição.
Também é interessante ver como a marca vem usando a sua relação com grande eventos e artistas para mostrar o legado da cerveja em momentos icônicos da cultua pop e dos esportes como nesse case onde ela mostra artistas em começo de carreira ou em momentos de descontração consumindo a bebida, entretanto, ela não pode usar essa imagens porque não pagou por isso, logo a campanha pede que você busque no Google pelo nome da marca junto com o artista, assim você encontra o seu legado.
E como a marca continua sem poder mostrar essa imagens, ela agora está mostrando a listas de exigências de grandes artistas e para identificar a sua presença ela usou o Corpus de Texto para apresentar essa relação.
O que é Corpus de Texto?

Obviamente a campanha não mostra como a busca pelo termo Budweiser foi feita em vários contratos, mas pela característica da campanha ela teve que analisar em alguma base com vários contratos contendo inúmeras páginas, como seria demorado olhar muitos documentos, o meu palpite é que foi usada alguma metodologia de Corpus de Texto.
Trata-se de um método de análise que usa estatística e testes de hipóteses aplicadas num conjunto grande e não estruturado de textos usados para verificar ocorrências ou validar regras linguísticas dentro de um território de linguagem específico.
No caso do “The Beer Behind Backstage” foram analisados um grande número de paginas de contratos de artistas e procurados em quantos deles aparecem as listas de exigências e nome da cerveja. Assim é possível descobrir qual artista e em quais eventos a bebida esteve presente.
Eu não sei qual ferramenta foi usada para essa atividade, mas eu usaria o Google Pinpoit, que é uma uma ferramenta onde você pode subir vários arquivos em PDF e ele mostra as ocorrências que um termo possui nos documentos, assim seria possível identificar onde e quando a Budweiser aparece nos contratos.
Para que servem essas exigências e como a Budweiser se beneficiou disso?

Essas exigências em contratos, em geral, contém os pedidos que os artistas fazem para se alimentar e beber antes ou após os shows, mas o buraco é mais embaixo quando se pesquisa o motivo desses contratos.
Dizem que essa prática é uma das formas de garantir que as exigências dos artistas serão cumpridas como prazos de pagamento e condições de equipamentos, por isso, colocam pedidos absurdos para os camarins como confirmação visual de que todo o contrato foi lido pelo contratante e suas exigências foram cumpridas, mas para algumas pessoas do show business isso não passa de uma excentricidade ou de alguma demonstração de poder.
Tudo isso são suposições minha a partir de um leitura com a cabeça de quem trabalha com dados, mas a verdade é que seja por vaidade, esquisitice, soberba ou preferência pessoal de um artista, a Budweiser está presente em várias listas de exigências de camarim de grandes artistas e isso vem ocorrendo a tanto tempo que a marca está presente em grandes momentos da música e sem precisar pagar por isso.
E que bom que podemos chegar nesse insight através de dados e metodologias de análise.