fbpx

Perdigão no Super Bowl: social listening mostra a relação entre churrasco e NFL

perdigão faz social listening e identifica churrasco entre as comidas preferidas dos fãs

Compartilhe:

Entre um glitter e uma pesquisa de pauta neste Carnaval, deparei-me com o case da Perdigão no Super Bowl e, por se tratar de uma pauta de social listening, resolvi trazê-la para o blog.

Durante o monitoramento para encontrar novos territórios para emplacar a marca, a Perdigão deparou-se com milhares de menções nas mídias sociais referentes ao consumo de churrasco e à NFL.

Segundo a marca, foram encontradas mais 107,4 mil menções sobre o esporte em 2023; entre as conversas, estão os interesses, além do churrasco, por hot dog, sanduíches, batata frita, bacon, mini cheeseburger bacon, mini enroladinho de salsicha e frango empanado.

NFL e a cultura tailgate

tailgate da perdigão na final do super bowl

As menções identificadas através do social listening devem-se à cultura tailgate, que está sendo adotada pelos fãs justamente com o esporte no país.

O tailgate é um momento que os torcedores das equipes de futebol americano têm para confraternizar antes e depois dos jogos. São aqueles churrascos, que vemos em filmes, feitos no estacionamento dos estádios. E como essa festa dura muito tempo, é comum ter comida farta para aproveitar todos os momentos.

Rafael Gonçalez, gerente executivo da Perdigão, falou sobre esse momento presente na relação dos brasileiros:

“Por conta da longa duração dos jogos e os horários das partidas, a comida e a bebida fazem parte do ritual de pré-jogo fundamental a essa cultura: o famoso ‘tailgating’. Então, a jornada de consumo do fã da NFL é bem maior em comparação a qualquer outro esporte, por se iniciar no pré-jogo e continuar até o seu final. E a linha de produtos ‘Na Brasa’ vai oferecer justamente essa experiência através do churrasco, que é uma grande paixão do brasileiro”.

E foi nas conversas dos brasileiros nas mídias sociais que a marca viu que a cultura tailgate também está presente entre os fãs locais, por isso ela vem criando diversas ativações e contratando influenciadores para se tornar a marca oficial do churrasco da NFL.

Perdigão, Super Bowl e a NFL na brasa

O social listening mostrou que o futebol americano é um bom terreno para marcas transitarem, por isso, desde 2023 a Perdigão é uma das patrocinadoras da modalidade no Brasil e criou a campanha “NFL na brasa” para comunicar a sua marca entre os fãs, mas o listening também expressa o crescimento da modalidade em terras brasileiras.

Segundo Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport, agência oficial da NFL no país, nós temos a terceira maior base de fãs no mundo, só perdendo para o México e os próprios Estados Unidos.

“Os números nos canais digitais da NFL no Instagram e no TikTok têm o Brasil como destaque, figurando entre os que possuem mais seguidores no mercado internacional”, afirma Pedro.

NFL no brasil e ativação da perdigão na final do super bowl
Imagem: Perdigão

Estes dados chamaram a atenção dos organizadores do campeonato americano para trazerem uma partida oficial da NFL para cá; a partida será dia 6 de setembro entre Philadelphia Eagles e um time ainda a ser definido.

Devido ao evento oficial, está prevista mais uma ativação junto ao público pela Perdigão, onde serão convidados influenciadores e mestres churrasqueiros para que o público possa conhecer a linha de churrasco da marca.

Este ano, durante a final entre Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers, a Perdigão criou uma ativação onde distribuiu brindes, convidou influenciadores e mestres churrasqueiros para apresentarem os seus produtos durante o evento oficial da final do Super Bowl no Brasil.

Compartilhe:

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights