fbpx

Bruno Mars nos deu uma aula de social listening no The Town

bruno mars dando aula de social listening e gestão de comunidades

Compartilhe:

A apresentação de Bruno Mars no The Town  pode ser visto por várias óticas, mas eu prefiro olha-la a partir da aula de social listening que o artista deu no Brasil.

Bruno já havia se apresentado anteriormente aqui e sabia do envolvimento da comunidade brasileira com as suas músicas. A canção “talking to the moon” é um hit só no Brasil e o artista incluía ela apenas nos repertórios do nosso país.

Essa era uma forma de conversar com o público entregando um diferencial para a sua comunidade. Contudo, após vários shows na terrinha, ele precisava de algo novo e aí entra o social listening.

Social listening na comunidade brasileira

Não sabemos de fato como ocorreu o planejamento da apresentação do The Town, mas pela execução sabemos que o social listening foi crucial para o resultado final.

Bruno ouviu a sua comunidade brasileira e identificou palavras chaves que pudessem ser usadas para adequar o seu show ao país. Por esse motivo vimos ele se intitulando de “Bruninho” e dizendo “oi sumida” no palco.

Somente a equipe do cantor pode responder se a escolha desses termos foi feita após uma coleta de menções ou se bastou um papo com algum amigo brasileiro, mas o fato é que isso representa a escuta das conversas da sua comunidade e a partir dela encontrou uma nova forma de contar a sua história.

Isso é um trabalho de social listening!

E como afirma Poliana Dias, analista de BI atendendo o Grupo Boticário na W3haus, “o social listening trata do processo de gerar insights para entrar na conversa sem ser intrometido”.

Conteúdo para manter as conversas sobre Bruno Mars

Bruno Mars no Brasil e a gestão da sua comunidade

Bruno, ou a sua equipe e; porque não os dois, sabiam que não bastava escutar sua comunidade e adequar o show para ela, mas precisava entregar algo que reverberasse para além dele.

Afinal, festivais como o The Town, costumam ter vários momentos icônicos, principalmente nas mídias sociais, e que rapidamente são suplantados por outros.

O festival inclusive contou com uma equipe de mais de 200 profissionais que recebiam dados provenientes de social listening e desdobravam eles em conteúdo para os participantes, patrocinadores e seus fãs. Entre os dados estavam o volume de menções por atração do festival.

Este era um indício de que era preciso algo que pudesse manter o nome do artista em alta após a sua apresentação e destacar seu nome entre os demais. Por esse motivo eu acredito que o vídeo com uma trilha de funk e o artista andando por São Paulo foi criado.

O resultado foi o nome do artista em alta por mais tempo, veículos verberando a mensagem sem gastar com mídia, uma aproximação ainda maior com os fãs e até marcas interagindo nas postagens do cantor.

Bruno nos deu uma aula de social listening.

Compartilhe:

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights