fbpx

Latinhas de Brahma no Carnaval e a segmentação baseada em dados

latinhas especiais da brahma para a escolas de samba do rio de janeiro

Compartilhe:

Uma das funções de um profissional de dados é descobrir meios de mensurar novas audiências, e parece que a Brahma está fazendo isso ao criar um rótulo diferente para cada escola de samba do grupo especial do Rio de Janeiro.

Essa é a minha aposta para a ativação da Ambev junto às torcidas das agremiações do Carnaval.

O Carnaval é uma festa gigantesca, mas com vários aspectos que ainda faltam dados para conduzir os trabalhos das marcas e de quem faz acontecer a folia. Um dos pontos onde faltam dados é a respeito das torcidas das escolas de samba.

Qual o tamanho desse público? Eles consomem mais produtos durante o desfile de sua escola ou dos rivais? Qual o volume de vendas de produtos na quadra e nos ensaios técnicos das agremiações?

Essas são perguntas que me faço ao olhar para as torcidas e pensar em suas relações de consumo. E ao tentar pesquisar sobre o tema, encontrei dificuldade de acesso a esses dados porque justamente faltam informações sobre esse público.

E eu acredito que esta é a lacuna que a Brahma pretende preencher com sua ação de customização das latinhas de cerveja no Carnaval de 2024.

Latinhas de Brahma para os torcedores das escolas de samba

A fabricante de cerveja está oferecendo aos torcedores a oportunidade de tomar uma cerveja com as cores de sua agremiação do coração. Serão 12 latas customizadas com as cores, bandeiras e o nome das escolas do grupo especial do Rio de Janeiro.

As latas serão vendidas nas quadras das escolas, nos camarotes e arquibancadas na Sapucaí, para que justamente o torcedor possa ter a experiência de tomar uma bebida com a sua escola do coração, como a marca já fez com os times de futebol.

A ação é desenvolvida pela Africa Creative, a mesma que desenvolveu a campanha de Carnaval da Brahma e que está veiculando também uma série de painéis em regiões próximas às escolas de samba para fixar a mensagem das latinhas customizadas.

Uma latinha dourada de Brahma para a escola campeã

A ação conta ainda com uma edição especial que será distribuída apenas na quadra da escola campeã. A Brahma afirma que um caminhão de cerveja irá para a quadra após a apuração e será entregue aos torcedores e membros da comunidade como uma espécie de troféu pela conquista do título.

Quem são os torcedores das escolas de samba e suas relações de consumo?

latinhas de brahma para descobrir dados dos torcedores das escolas de samba
Imagem: Africa Creative

De cara, essa ação parece mais uma reedição da estratégia de Parintins, onde a rivalidade é tão grande que os torcedores não consomem produtos com a cor do adversário. Só que eu vejo por trás dessa estratégia a possibilidade de extrair dados de consumo dos torcedores das escolas de samba.

Cada escola possui milhares de torcedores, mas olhar para eles apenas com o viés de foliões é negar a sua identidade e perder oportunidades de descobrir novas audiências e espaços para as marcas se relacionarem. E não se trata só dos torcedores, mas do corpo técnico que batalha para colocar a escola na rua.

Essas perguntas podem ser respondidas com a ação da Ambev, e acredito que a marca está lançando essa campanha na intenção de descobrir as características de quem leva uma escola de samba no coração.

Um palpite sobre a ação da Brahma

lata de cerveja da porto da pedra
Foto: Africa Creative

Meu palpite vem justamente da fala de Maurício Landi, diretor de marketing da Ambev, que durante o lançamento da ação afirmou que:

“Por meio dessa parceria, nosso objetivo é propor iniciativas que favoreçam a ampliação da visibilidade do carnaval para outros momentos e lugares especiais além dos desfiles. Já estamos presentes nas quadras das escolas e desejamos gerar mais movimentos em torno desses espaços onde estão os sambistas, as comunidades e todos os responsáveis por fazer a magia acontecer.”

Olhar para as torcidas é uma das formas de dar visibilidade para lugares além dos desfiles; os dados de consumo desse público mostrarão oportunidades de conhecer melhor essa audiência.

Infelizmente, ainda não temos o resultado dessa ação e muito menos o material do seu planejamento, mas com certeza vou esperar o vídeo case para ver o desfecho e se meu palpite está certo.

Compartilhe:

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights