fbpx

Heinz usa visualização de dados para identificar um ketchup falso

visualização dedados no pote de heinz para saber se o ketchup é falso ou original

Compartilhe:

Se você for um profissional de design você provavelmente saberá identificar a cor original de uma marca, basta ir na pantone e descobrir o código dela, mas para meros mortais não é algo fácil, e foi pensando no seu usuário que a Heinz desenvolveu um tipo de visualização de dados que permite identificar pelo tom de vermelho se o ketchup na embalagem é original ou não.

Várias marcas investem milhões em branding para que você possa associá-las rapidamente a uma cor, é o que ocorre com o laranja do Itaú, você liga de imediato aquele tom ao banco, mas esse fato não se aplica a todos as marcas porque existem aquelas onde a cor é o sinônimo do produto como é o caso do ketchup.

Você até pode conhecer uma marca que venda um ketchup azul, mas em geral o vermelho é logo associado ao molho de tomate, então para se diferenciar você precisa ter um tom de vermelho exclusivo que faça o consumidor identificá-lo rapidamente.

O vermelho original da Heinz

vermelho pantone heinz 57 red

Foi o que aconteceu com a Heinz, ela criou uma cor que pudesse chamar de sua, trata-se do “Heinz 57 Red”, um tom vermelho personalizado que remete a sedução, apetite e suculência.

Só que esta identificação, como dito antes, é só para os amantes do design e os consumidores mais fervorosos, nós, meros mortais, só abrimos a embalagem e tacamos ketchup em tudo, até na pizza (paulistas que me desculpem!).

É comum um restaurante ou lanchonete, visando gerar uma redução nos seus custos, reabastecer o pote de Heinz com uma marca mais barata, em 2016 viralizou no Snapchat um restaurante que estava reabastecendo um pote de Heinz com um suposto produto que não era o original.

Até mesmo em casa é capaz de oferecerem para as visitas outra marca dentro da embalagem do famoso ketchup. Não que eu já tenha feito isso, mas sei que acontece.

Para resolver esse problema, a Heinz Turquia criou uma solução de visualização de dados para que o consumidor descubra se está ou não consumido um produto original.

Através de um gráfico de tonalidades você descobre se o produto dentro do pote é original, o gráfico mostra quão próximo do “Heinz 57 Red” está o Ketchup e assim você sabe se está consumindo um produto genérico.

Ketchup e visualização de dados

visualização de dados no pote de heinz para saber se o ketchup é original
Visualização de dados no pote de Heinz

A ação, criada pela Wunderman Thompson da Turquia, se chamou ‘Isso é Heinz?’ e faz parte de uma campanha maior chamada “Ketchup Fraude” que visa combater a troca ou mistura de produtos da marca por outros similares.

A solução vem no rótulo da embalagem para que o usuário possa identificar rapidamente a originalidade pela cor. Eles inclusive brincam se o que vocês está consumindo é de fato ketchup porque está bem longe de ser um vermelho característico desse produto.

A ideia é muito boa e mostra como a visualização de dados por ir além dos nossos relatórios e ser de fato uma solução para melhorar a vida das pessoas, mostra ainda que não é preciso ter ideias mirabolantes, criar aplicativos e campanhas que não resolvem a vida do consumidor e joga no ralo o investimento em comunicação.

Basta um produto no pote e uma visualização de dados na cabeça.

A ideia foi tão boa que levou dois leões em Cannes, um bronze a na categoria Creative B2B – inovação dentro do orçamento e outro bronze na categoria Brand Experience & Activation.

E você aí, curtiu a ideia, consegue imaginar ela sendo aplicada em outros produtos?

Compartilhe:

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights