fbpx

Dicas para não vacilar com o teu Linkedin

Compartilhe:

O Linkedin é aquela rede social que, ao meu ver, todo mundo conhece e sabe da sua importância, mas não atualiza o perfil corretamente.

Muitos amigos meus estão lá, mas sinto como se não estivessem por que restringem seu uso apenas para os momentos de procura de emprego. Pensando nessa galera resolvi escrever o que já prendi com o Linkedin.

Eu não dava nada para o Linkedin. Achava que seria pedir muito do mercado de Belém que contrata-se alguém por lá. Esse pensamento vinha de um miopia baseada no que vivia na minha bolha. Se nem meus clientes e amigos usavam não fazia sentido eu usar.

Eu falhei miseravelmente com esse pensamento. Eu passei por um momento que estava desmotivado e precisava mudar de ares, mas não conseguia trocar de emprego para isso. Depois de muito me frustrar resolvi dar uma chance ao Linkedin. Fui em busca de dicas para melhorar meu perfil e tive muitas surpresas.

A maior delas foi ser contratado por conta do meu perfil.

Então se liga nas dicas para não vacilar com a tua conta.

 

O Linkedin é o seu currículo que nunca dorme

 

Quem pensa que esta rede social é apenas para quando precisamos de emprego está redondamente enganado. Como a própria rede se intitula é o seu currículo que nunca dorme. Por isso a sua atualização deve ser constante e não pensando na vaga urgente que você precisa.

Atualizando com frequência você mostra vida no seu perfil, afinal é uma rede social, e mantém suas conexões informadas do que está ocorrendo na sua carreira.

Por tanto, se ele é um currículo que nunca dorme, não mantê-lo atualizado ou só usá-lo quando convém é dormir no ponto.

 

Ame o Slideshare, faça amor com o Slideshare

 

Sabe aquelas apresentações de seminários da faculdade, apresentações de planejamento para clientes e palestras dada por você?

Eles ficam lindas no seu perfil no Sllideshare. Ainda mais se você usá-las para preencher seu perfil no Linkedin com o que tem apresentado ultimamente.

Se tem uma combinação que dá certo são essas duas redes sociais.

Ambas possuem integração por pertencerem ao mesmo grupo. O Linkedin comprou o Slideshare que por sua vez foram comprados pela Microsoft.

Isto significa que você pode sincronizar as suas contas e sempre que algo novo for publicado na sua conta no Slidesahre será postado como conteúdo no Linkedin. Assim como poderá usar os slides para mostrar os projetos que tem desenvolvido ou realizou nos lugares que trabalha.

Preencher seu perfil no Linkedin com projetos ajuda a aumentar a visibilidade do seu perfil.

Ah, mas eu sou só um estudante!

 

Uma miopia comum entre os estudantes é achar que o Linkedin não pode ajudá-lo por não ter experiência ou por ainda não ter uma rede de pessoas “influentes” para seguir por lá.

Este é um erro, pois ninguém será estudante a vida toda. Muito menos os seu amigos. Por tanto você pode se conectar com eles hoje e no futuro terá profissionais formados, futuros diretores e gerentes de empresas.

Não esqueça dos seus professores. Eles também podem compor a sua rede neste inicio de carreira.

A longo prazo você terá profissionais influentes entre as suas conexões.

Você também pode buscar vagas de estágio e programas de trainee por lá. Muitas empresas jás estão usando a rede para recrutar talentos em fase inicial de carreira.

No Linkedin também há espaço pro seu artigo científico.

 

Se um estudante pode se beneficiar com esta rede social, pesquisadores também.

Você pode incluir o link dos artigos que publicou na internet. Dessa forma você mostra também a sua produção científica.

É possível marcar os amigos com quem produziu o artigo e assim contribuir com a rede deles também.

 

O Pulse ainda pulsa, o Pulse continua pulsando

 

Muitos profissionais sabem da importância de um blog na carreira. Ele ajuda a dar autoridade sobe um tema e possibilita alcançar um número maior de pessoas. Contudo, o blog tem algum empecilhos como, por exemplo, se preocupar com a hospedagem e que acaba desestimulando a sua criação.

A o opção de usar o Pulse do Linkedin pode ser uma saída para quem deseja produzir conteúdo e não quer ter um blog.

Os posts publicados nesta plataforma contribuem para aumentar o contato com seu perfil, logo aumentam as suas chances de exposição. Dessa forma a sua rede de conexões pode crescer e você ganhar autoridade.

 

Bora se pegar recomendar no Linkedin?

 

Você lembra dos depoimentos do Orkut? (não me chame de velho agora, por favor)

O Linkedin possui um sistema similar, porém, focado no seu lado profissional e sem a vergonha alheia.

Recomendações ajudam os recrutadores saberem quais as habilidades e qualidades se destacam em você. Isso por que quem recomendam são pessoas que trabalharam, estudaram ou foram seus clientes.

Uma recomendação da pessoa certa, de um amigo influente ou de um ex-professor que hoje pode ser o diretor de uma faculdade pode ser decisivo na contratação. Por isso as recomendações valem ouro nesta rede social.

Onde encontro mais informações sobre o Linkedin?

 

Você pode buscar informações em vários locais. O próprio Linkedin tem um perfil no Slideshare que ensina a preencher o seu perfil, mas eu gosto muito da entrevista que a Denise Maia deu ano passado para o VTcast, o podcast do site Vida de Trainee.

Neste podcast você poderá ouvir o que influencia na encontrabilidade do seu perfil pelos recrutadores e como proceder para tornar o seu perfil desejável pelas pessoas que estão em busca de profissionais.

Vale cada bite do seu download.

 

Compartilhe:

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights