A Black Friday está na porta e mesmo assim tem uma porção de marcas e profissionais que ainda não se prepararam para ela, por isso separei uma sequência de dados, posts e campanhas para inspirar o seu conteúdo para esta data.
Fiz esse texto porque eu já passei pela situação de estar tão sobrecarregado de trabalho que até uma data como essa é pensada em cima da hora.
E nessas horas a inspiração é a coisa que mais falta. Por isso, espero que o compilado que trouxe aqui possa ajudar você.
Dados sobre a Black Friday para guiar o seu planejamento
Separei alguns dados que podem ajudar a acompanhar o que se fala sobre o evento ou ainda pra despertar algum insights na sua mente neste momento.
Crescimento de 3,2% no varejo em relação ao que era antes da pandemia
Prepare-se para o crescimento nas vendas, principalmente no varejo, porque tudo leva a crer que nessa Black Friday elas chegarão a patamares próximos ou até superiores ao que tínhamos antes da pandemia.
Segundo um levantamento feito pela IPC Marketing Editora, o segmento de varejo em 2023 cresceu 3,2% em comparativo com 2019, saindo de R$424 bilhões para R$437,8 bilhões.
Esses dados ainda não contabilizaram o período de vendas atual, por isso, a Black Friday desse ano vem no embalo deste crescimento e você pode sentir esse reflexo no seu negócio ou do cliente.
Quer desconto? Então paga no PIX
O Pix é dinheiro na hora e os comerciantes já entenderem isso, não é à toa que 62,2% dos comerciantes, segundo uma Pesquisa da Pagar.me estão oferecendo condições de preços menores para pagamentos via PIX.
Esse dado abre espaço para colocar essa informação nos posts da semana e incentivar o consumidor a vir na loja, no site ou nas redes sociais do clientes.
Esse é o momento ideal para criar expectativas no consumidor
Que tal uma live para vender mais?
Sabe as lives que a Magalu, Americanas e até a Globo fazem para vender mais na Black Friday, pois é.. Isso é uma boa estratégia para quem deseja turbinar as vendas dos clientes.
Isso tem dado tão certo que O Brasil é o país número 1 em livestream Commerce e com certeza pode ser uma saída para quem está com planejamento em cima da hora. Basta ligar a câmera e trasmitr direto da loja, da sua casa ou do seu poonto de venda.
Nem se só de eletrodomésticos vive a Black Friday
Todo mundo sabe que o brasileiro busca por descontos em eletrodomésticos na Black Friday, mas um dado interessante é que o Google viu crescer as buscas por Whayprotein, produtos para pet e lazer.
Dados em tempo real sobre a Black Friday
Ter dados em tempo real para tomar decisões é crucial numa campanha de Black Friday, contudo não são todas as empresas que podem pagar por um monitoramento para saber o que estão falando sobre a data nas redes sociais e na imprensa.
Então a minha dica é a acompanhar gratuitamente o Cartão Black Friday criado pela Vox Radar. Trata-se de um resumo diário, feito com inteligência artificial, com o que de principal foi falado nas redes sobre o evento.
Dá para tirar vários insights com os posts mais engajados, os termos mais comentados e as hashtags mais usadas que a plataforma mostra.
Por ser um serviço gratuito eu acredito que vale a pena para quem está com a grana curta, mas precisa acompanhar o eventos de compras mais esperado do ano.
Você pode entrar na plataforma clicando no botão.
Conteúdos para Inspirar a sua criação
Eu sei que nem só de dados vive esse momento. O cliente quer ver como a nossa criatividade pode contribuir para ele vender mais, por isso separei alguns posts que encontrei e que podem servir de inspiração para você.
Minha Black Friday Riachuelo
A Riachuelo está sempre em Rankings das as marcas mais engajadas, por isso, trago como inspiração esse post de Black Friday com os celulares vendidos nas lojas e online. Perceba que o conteúdo não é altamente elaborado, ele é simples para ganhar escala e pode ser replicado tranquilamente por outra marca.
Cruzadinhas e enigmas para liberar cupons na Shoppee
Se com a Riachuelo o conteúdo é simples, com a Shoppee é ainda mais, só que ao mesmo tempo se torna diversão para quem caça cupons de desconto.
A marca vem criando vários posts usando caça-palavras, cruzadinhas e jogo da forca para o usuário descobrir cupons de desconto nas redes sociais. Essa é uma boa forma de engajar e ainda estimular as compras
Boticário, cupons e mimos nas suas lives
Outra ideia que pode inspirá-lo são as lives que o Boticário tem feito em seu Instagram.
A marca chama consultoras e influenciadores para darem dicas de produtos da Boticário e durante a transmissão solta cupons de desconto para quem deseja comprar. Ela ainda apresenta brindes e mimos para quem comprar com os códigos de desconto das lives.
Essa é uma ideia boa e barata para se fazer na semana, ou até no dia da Black Friday.
Amazon libera cupons de desconto nos Stories
A Amazon encontrou um jeito bem legal de incentivar o consumo de seus Stories. A gigante do verejo digital está liberando cupons exclusivos nos seus stories e, como eles só duram 24 h, certamente é um bom jeito de fazer o seus seguidores e clientes ficarem ligados no seu perfil para encontrar o que deseja.
Como disse antes, eu já passei pela tarefa de pensar em algo para a Black Friday as vésperas do evento, sei que este cenário não é o ideal, mas é o que muita gente passa, por isso espero que este conteúdo ajude você.
Boas vendas!