fbpx

Gomes da Costa usa dados do IBGE para personalizar as suas latas de sardinha

gomes da costa lança latas de sardinha personalizadas com seu nome

Compartilhe:

Em geral, quando vou ao supermercado, eu não escolho a lata de sardinha pela marca, mas a Gomes da Costa pretende mudar isso personalizando a lata com meu nome.

A sardinha é um item presente nas minhas compras, minha esposa ama, só que eu olho para o preço porque não tinha nada que criasse uma relação com uma marca.

Eu só me toquei disso ao ver a campanha “Escolha Pelo Nome” onde a Gomes da Costa personalizou as suas latas com os principais nomes usados pelos brasileiros.

A marca pegou os dados do IBGE e escolheu os nomes mais comuns usado por 25% da população e imprimiu na lateral das latas de sardinhas.

Com isso você consegue comprar um produto com uma mensagem escrita “especialmente para o José”.

Escolha pelo Nome

A campanha, criada pela área de marketing da marca junto com a W3haus, não é inédita, a final já tivemos os nomes nas latas de Coca-Cola e já sabemos o resultado que isso provoca.

Um produto com o seu nome gera uma recompensa afetiva e incentiva o compartilhamento nas mídias sociais, além de estar presente lista de compras do consumidor.

“Nossa proposta é conectar ainda mais a marca com o consumidor, incluindo os mais jovens, e mostrar a Gomes da Costa como ela realmente é: uma marca parceira com produtos saborosos e práticos que descomplicam o dia a dia”, afirma Lucas Nouer, diretor de marketing da Gomes da Costa.

A campanha “Escolha pelo Nome” terá várias ativações com influenciadores que receberão latas com os seus nomes, Você também pode personalizar, no site da marca, uma lata com seu nome e compartilhar a imagem nas mídias sociais, mas não consegue prá-las.

No máximo você consegue colocar no site da Gomes da Costa o seu CEP e descobrir um local que venda os produtos da empresa, mas ainda estará restrito aos nomes mais comuns.

Eu confesso que essa parte me frustrou um pouco, pois seria legal ter a opção de comprar via e-commerce uma lata quando não se tem o nome entre os mais comuns nos dados do IBGE.

Gomes da Costa e a acessibilidade aos dados

Entretanto eu ainda gostei dessa campanha porque ela mostra que o insight a partir dos dados é acessível a profissionais que atuam em empresas com vários tamanhos de verba de pesquisa.

Não foi preciso a aplicação de um questionário com 2 mil pessoas no país e que custaria uma fortuna para colocar na rua, bastou o acesso aos dados do IBGE.

Outro ponto que gosto na campanha é a possibilidade de replicação em empresas com diversos orçamentos de publicidade.

Você consegue personalizar um produto com o nome de alguém usando um adesivo ou escrevendo a mão como faz a Starbucks.

O importante é que você crie uma relação afetiva que faça a pessoa lembrar do nome da sua marca na próxima compra.

Compartilhe:

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights