fbpx

ManausQuerRespirar: análise de social listening sobre a fumaça que tomou conta do ar em Manaus

manausquerrespirar analise da hashtag no Twitter

Compartilhe:

Em geral eu vejo o social listening aplicado ao trabalho com as marcas e na política, mas vejo poucos exemplos de aplicação na luta ambiental e nas de crises humanitárias, por isso o trabalho de Ana Célia Costa analisando a hashtag “ManausQuerRespirar” deve ser exaltado.

Ana Célia é uma Jornalista manauara com larga experiência na área de social listenig e com diversos estudos de monitoramento publicados sobre a região onde nasceu, ela ainda é autora é autora dos Livros “Redes Sociais – Estratégias de Monitoramento” (Editora Nova Terra, 2015, RJ) e “Redes Sociais – Anatomia do Conteúdo” (Editora Casa Literária, 2019, SP). Ana atua também como roteirista de filmes e está buscando uma nova graduação em fisioterapia.

O estudo de Ana Célia trás a luz uma pauta que precisa ganhar ainda mais espaço em qualquer veículo, estamos falando de Manaus ter se tornado o segundo pior lugar do mundo para se respirar.

O ar contaminado com fumaça em Manaus

Fumaça em Manaus
Foto: Michael Dantas / AFP

A cidade infelizmente ganhou esse título em decorrência das fumaças causadas, em sua maioria, por queimadas criminosas para a implantação de pasto e agricultura.

Some a esta mazela os efeitos climáticos do El Niño que provocou altas temperaturas e a diminuição das chuvas para termos um ambiente entre as piores qualidades do ar, segundo um relatório da World Air Quality Index (WAQI), uma iniciativa global para mensurar a qualidade do ar.

Diante do fato os moradores de Manaus foram até as redes sociais pedir ajuda e alertar o país através da hastag #ManausQuerRespirar.

Para dar luz a causa e nos fazer entender quais os principais temas ligados a hashtag da campanha, Ana Célia Costa analisou 582 menções no X (Twitter), utilizando TalkWalker; a plataforma de monitoramento de mídias sociais; entre os dias 06 e 12 de outubro.

Analise da hashtag ManausQuerRespirar

fumaça tóxica toma conta de Manaus
Crédito: Paulo Santos / Reprodução / Arquivo Pessoal

Com os dados em mãos Ana descobriu informações importantes para para todos os atores da gestão municipal tomarem como base nas suas ações para solucionar a crise humanitária que Manaus vem passando.

O relatório descobriu que as publicações sobre Saúde representaram 55,7%. Sobre Política estão críticas tanto em relação ao Governo Municipal quanto ao presidente Lula. Alguns comentam com ofensas de que haveria suposta falta de ajuda do Governo Federal citando o presidente associado aos termos “ terrorista e esquerdista”.

Nas publicações específicas sobre a categoria Meio Ambiente (41,9%) estão menções de que os agropecuaristas da região que seriam os causadores das queimadas.

Os dados mostrados neste estudo podem servir de ponta pé para as autoridades tomarem atitudes que acabem com as queimadas ilegais, bem como entenderem onde estão os focos de reclamações dos afetados pela fumaça. Este trabalho também mostra como os dados podem ser usados em causas sociais.

Queimadas na Amazônia – #ManausQuerRespirar de Ana

Compartilhe:

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights