fbpx

Anéis de Poder: análise de social listenig sobre a estreia da série

análise de social listening sobre os anéis de poder feito pela pense play em parceria com yesbil e meltwater

Compartilhe:

Desde que eu vi o primeiro teaser sobre Anéis de Poder eu fiquei com vontade de realizar algum projeto que falasse de dados a respeito da série. Quando ela foi lançada senti a necessidade de criar um estudo que mostrasse o que as pessoas estão falando sobre o spin off de Senhor dos Anéis.

Esta necessidade ficou ainda maior quando surgiram os debates sobre os atores negros que interpretaram personagens dos livros e sobre o protagonismo feminino da série. Ficou claro ali que precisava reunir esse dados e apresentar ao público.

Porque um estudo de social listening sobre uma série?

Entender o que se fala sobre um evento da cultura pop, como lançamento de filmes e séries, é fundamental para quem trabalha com este universo. Ajuda a descobrir o que os usuários pensam sobre o que foi lançado, permite descobrir os momentos que causaram destaque e encontrar linguagens para conversar com público.

Por esses motivos um estudo de social listening é ideal porque ele não tem a interferência de quem está pesquisando, você não tem perguntas que possam induzir o usuário a responder de uma forma. Esse processo tornam os comentários verdadeiros e relevantes para quem pesquisa.

O estudo foi desenvolvido em parceria com a Yesbil e a Meltwater. Uma parceria como essa nos dá a oportunidade de trazer a luz insights que antes estavam restritos as marcas que atuam no segmentos de cultura pop ou de agências que atendem estes clientes.

O que foi possível descobrir sobre Os Anéis de Poder?

anéis de poder o que diz os dados sobre a sério no Twitter

Coletamos mais de 14 mil menções no Twitter, no período de 01 à 12 de setembro de 2023, relacionadas aos três primeiros episódios da série. Esta escolha de tempo se deu para que possamos avaliar os comentários além da euforia do primeiro episódio que é característico de todo lançamento de algo do universo de O Senhor do Anéis.

Neste estudo utilizamos a inteligência artificial da Meltwater para entender o sentimento dos usuários em relação a série. Com os dados em mãos descobrimos que a avaliação dos usuários foi positiva com mais de 50% de comentários falando da obra.

Entretanto, vale ressaltar, que mesmo com a presença do sentimento positivo o termo “nerd toxico” se destaca entre as palavras relacionadas quando se trata de Anéis de Poder. A série recebeu muitas críticas sobre a utilização de atores negros na interpretação de alguns personagens.

O resultado deste estudo você confere no infográfico abaixo.

infográfico sobre os anéis de poder com dados de social listening do Twitter

Compartilhe:

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights