fbpx

30 anos de Mortal Kombat: mapa com dados do Google Trends

Compartilhe:

Em 2022 foi comemorado 30 anos de Mortal Kombat. O game é um marco na indústria dos jogos de luta e na minha vida, foi jogando ele nas locadoras que fiz grandes amizades, por isso, em sua homenagem criei um mapa com dados do Google Trends sobre as buscas ao jogo.

Essa homenagem é também para todos os fãs da franquia. Ela é um marco na cultura pop e fez muitos iniciarem no mundo do games. Quem nunca apelou com o Sub-zero que atire o seu primeiro fatalitie, né?

Este estudo é a minha primeira tentativa de abordar outros formatos de visualização de dados. Eu tenho feito alguns estudos que culminam em posts no blog, contudo, eles estavam sendo entregues em formatos de infográficos, então parti para o mapa que se trata de outro modelo de visualização de dados.

Dattawrapper para criação de mapas

Par este estudo eu segmentei o Google Trends desde 2004, período mais antigo que a ferramenta busca, até o dia 11/10 para saber analisar os dados sobre o jogo de porrada mais sangrento do mundo. Depois baixei as planilhas e joguei os dados no Dattawrapper para montar a visualização da informação.

O Dattawrapper é um site para pessoas que precisam criar visualização de dados e não possuem domínio de design, programação ou noção de criação de gráficos, mapas e tabelas. Sua interface é bem intuitiva e com bastante recursos para quem necessita criar histórias usando dados.

Com os dados em mãos chamei minha parceira Alynne Cid para pensar a identidade visual do mapa e organizar as informação de forma que fique compreensível.

O que foi possível descobrir com o mapa de 30 anos de Mortal Kombat?

30 anos de mortal kombat como se dão as buscas no google sobre o jogo

A análise mostrou alguns fatos interessantes sobre o game no Brasil.

Descobrimos que o Amapá é o estado que mais buscou sobre o Mortal Kombat. Segundo um dos seguidores do nosso Facebook, João Lins, “Existe uma cena competitiva de jogos antigos de mortal kombat muito forte na região norte, principalmente no Amazonas e no Amapá, acredito que por isso se deu esse resultado!”.

Percebemos ainda que edições de “Ultimate Mortal Kombat 3”, “Mortal Kombat X” e os bons e velhos “fatalities” são os temas relacionados que mais se buscam sobre o game.

Este dados são importantes para quem trabalha com um público gamer ou para geeks com o sentimento de nostalgia, mas sobre tudo para fãs de games de luta. Com estes dados em mãos é possível segmentar anúncios ou até mesmo regionalizar ações de marca para este público.

Se você está buscando uma forma de conversar com fãs games aí está uma fonte de dados para a sua estratégia.

Eu fiquei bem feliz com resultado do trabalho, ele conseguiu sair em alguns portais de noticias e receber alguns feedbacks dos meus seguidores. Espero que você também goste deste trabalho.

Confira o mapa dos 30 anos de Mortal Kombat na busca do Google.

Compartilhe:

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights