fbpx

Governo do Pará: análise dos candidatos a governo no Instagram

candidatos a governos do pará no Instagram

Compartilhe:

Eu trabalhei como social media nas ultimas eleições, mas este ano, por conta de outros trabalhos não pude atuar em uma campanha eleitoral. Contudo, resolvi participar de outro jeito, por isso criei um infográfico para mostrar como está se dando o atuação dos candidatos a governo do Pará no Instagram.

Porque a análise é somente no Instagram?

No últimos anos as permissões para coleta de dados públicos nas mídias sociais, sobre tudo do Facebook, vem sofrendo várias restrições. Antes um pesquisador podia usar uma ferramenta autorizada pela meta para coletar  e salvar numa planilha, por exemplo, o número de curtidas de uma página, hoje essa opção é praticamente  nula e o pouco que nos resta está se encerrando.

62.5% dos candidatos a governo do estado do Pará declararam um perfil de Instagram entre os seus sites oficiais.

Outro fator é que dos 8 candidatos que estão disputando o pleito para governo no Pará, 5 cadastraram ao menos um perfil no Instagram como site oficial. Isso nos dá 62,5% dos candidatos o que me fez optar por essa mídia social.

Como se deu a coleta de dados?

Igpostexport para baixar dados e métricas do instagram no excel

O Instagram, embora seja uma plataforma da Meta, ainda é uma das poucas redes que nos permite realizar alguma coleta de dados públicos, como curtidas e comentários de um post. Por essa razão eu escolhi o Instagram  como a mídia social a ser analisada.

Devido a essa natureza eu escolhi o IGPostExport, complemento de Google Chrome que permite fazer a coleta de dados públicos no Instagram , para realizar a realização deste trabalho. Essa escolha implica em usar as curtidas e comentários como métricas de engajamento, os últimos 100 posts publicados e exclui a coleta de Stories, já que esta parte é fechada para coleta como explica a API de exibição básica do Instagram.

Análise dos candidatos a governo do Pará no Instagram

Para o TSE a campanha eleitoral começou oficialmente no dia 16 de agosto, por isso, o recorte mostrado aqui se inicia nesta data e vai até o dia 22 para que possamos ter uma compreensão da primeira semana de conteúdo postados pelos candidatos.

Foram 97 publicações analisadas no período que me fizeram chegar algumas conclusões inicias sobre a atuação dos candidatos a governo do estado.

Helder e o distanciamento em relação aos seus concorrentes

A primeira conclusão é notória e se da na disparidade de resultados de Helder Barbalho. O candidato a reeleição esta muito à frente em engajamento dos seus concorrentes.

Este fato mostra como Helder e sua equipe de comunicação enxergaram que o perfil, após a posse, pode ser usado como uma mídia para ampliar a comunicação do seu governo. Ele passou o mandato inteiro usando as suas mídias sociais para aumentar o seu capital digital e hoje colhe os frutos, não apenas no número de seguidores (539533 seguidores até o dia 22/06) como em engajamento conforme mostra o infográfico abaixo.

Parece óbvio falar, em 2022, que as mídias sociais são importantes para um candidato após as eleições, mas ao olharmos para o resultado de Zequinha Marinho vemos o quanto esse pensamento permanece distante e a sua atuação nas mídias foi modesta.

Estamos falando de um candidato que é senador do estado e teve os últimos quatros anos para ampliar seu capital digital, independente se ele estava pensando em concorrer ou não ao cargo de governador.

Ao meu ver, hoje, Zequinha e sua equipe de comunicação correm atrás desse prejuízo para tentar se aproximar de Helder.

As publicações sobre a campanha dominaram os posts na primeira semana

Com os dados em mãos eu pude categorizar post a post e para descobrir quais o temas escolhidos pelos candidatos e suas equipes para serem comunicados entre os dias 16 e 22 de agosto.

Os posts que exaltam a campanha como trends, figurinhas de Whatsapp, adesivaços ou inaugurações de comitês, foram o que deram o tom da maioria das publicações. Por isso foram categorizados como campanha.

Eu acredito que por ser a primeira semana de corrida eleitoral esse tema tenha sido escolhido para fazer o aquecimento dos candidatos com seus apoiadores e iniciar a aproximação com os eleitores.
O destaque fica pelo surgimento de temas como saneamento, segurança e educação vindo por parte do candidato Zequinha Marinho. Este fato mostra que estes temas serão bastante explorados durante a campanha para tentar mostrar onde o candidato a reeleição, Helder Barbalho, é visto, parte do senador Zequinha, como deficitário.

Vamos aguardar os próximos posts e ações para ver se haverá mudanças na temática de campanhas e efeitos dos posts das demais temas.

Infográfico do conteúdo de Instagram dos candidatos a governo do Pará

Depois de alguns dias tabulando e gerando gráficos dos dados analisados eu apresento a você o Infográfico do conteúdo de Instagram dos candidatos a governo do Pará.

Quero agradecer ao meu irmão Artur Araújo pela ajuda de sempre nas orientações da metodologia. Esse trabalho tem também as suas mãos.

Este infográfico tem a intenção de informar e abrir discussões sobre as estratégias de conteúdo das campanhas dos candidatos a governo, por isso se você acha-lo legal ou quiser debater sobre ele eu adoraria ler os seus comentários no blog ou bater um papo pelo e-mail calasanz@penseplay.com.

Compartilhe:

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights