fbpx

A síndrome do verdinho na análise de métricas de mídias sociais

a síndrome do verdinho é o hábito de acompanhar loucamente e fazer de tudo para deixar verde os resultados de insights das mídias sociais

Compartilhe:

Eu chamo e síndrome do verdinho o hábito de acompanhar loucamente e fazer de tudo para deixar verde os resultados de insights das mídias sociais

Esse hábito é mantido pelos profissionais que acreditam que  deixar a suas métricas verdes é sinônimo de sucesso no resultado.

De fato isso está certo, mas só até a página 2.

Por que a síndrome do verdinho não é tão certa assim?

A maioria das áreas de insights das mídias sociais mostra o seu resultado atual em comparação a um período anterior e quando este resultado está acima ele é mostrado com uma cor que simbolize o crescimento dos dados.

Um social media sem experiência em dados acaba por ter uma leitura rasa do resultado e toma as suas decisões baseadas num profundidade de uma piscina infantil, mas a verdade é que necessitamos de mais informações e contextos para chegar a um conclusão real do resultado e, em se tratando de mídias sociais, essas informações a mais nunca estão na área de insights.

Veja no exemplo abaixo um print de uma semana de trabalho da Pense Play onde o eu tive 158 contas alcançadas. Nele a porcentagem verde está indicando que o resultado atual está acima da semana anterior.

 

Contudo, ao olharmos para o resultado do mês veremos que a semana analisada, mesmo estando acima da anterior, não corresponde positivamente ao que obtivemos nas outras semanas do mês.

Outro fator que eu preciso levar em conta é que na semana anterior eu não produzi nenhuma peça de engajamento e isso acabou diminuindo os meus resultados.

Perceba que essa análise só foi possível porque eu tomei nota dos meus dados e do que aconteceu na minha conta. Essa prática me permitiu ter uma visão próxima da realidade do meu perfil. Se eu olhasse somente para o resultado em verde eu não entenderia o que estava por trás da minha conta.

Dicas para fugir da síndrome do verdinho

À área de insights é o primeiro contato de um profissional com o resultado da sua estratégia e as indicações positivas ou verdes dela podem te dar o caminho para a tomada de decisão, mas não podemos mergulhar no raso com elas, por isso é importante tomar alguns cuidados na hora da análise.

Para que você possa fugir da síndrome do verdinho eu separei uma lista de etapas para você aplicar durante as suas análises de métricas.

  • Separe semanalmente, ou de acordo como tempo do seu objetivo, os dados do seu perfil;
  • Tome nota dos fatores externos que impactaram a sua conta no período como crises do segmento, fatores climáticos ou econômicos;
  • Crie gráficos com os dados que você vem coletando periodicamente para acompanhar o resultados;
  • Compartilhe os gráficos e as anotações dos fatores externos com a sua equipe ou amigos para ampliar discutir as decisões que devem ser tomadas;
  • Compartilhe os dados com o cliente para que juntos possam tomar as melhores decisões com os dados coletados.

Métrica Power para você aprender a sair desta enrascada

Métrica Power é a comunidade foca em métricas de mídias sociais

Na última semana eu lancei a comunidade da Pense Play, um espaço, criado em parceria com a Yesbil, onde você poderá aprender técnicas de análise, leituras de gráficos e coleta de dados que nunca ninguém te ensinou, além de ter acesso a materiais e ferramentas para usar no dia a dia.

A Métrica Power é o local que você sempre quis recorrer quando não sabe se está passando pela síndrome do verdinho.

Para participar basta clicar no botão abaixo para conhecer o valor do investimento e preencher o formulário do site da comunidade para receber os passos para entrar na comunidade.

Nos próximos dias teremos aulas ao vivo com a seguinte agenda:

  •   16/10 – “Afinal o que é métrica e para que serve?” com José Calasanz
  • 19/10 –  “Etapas do Social Analytics” com Artur Araújo;
  • 26/10 – “Como separar as métricas para o meu projeto” com José Calasanz;
  • 03/11 – Mentoria coletiva.

Se você for um dos 10 primeiros assinantes (pagantes) receberá um desconto vitalício na mensalidade da comunidade e ainda te transfiro teus 30 dias grátis para o segundo mês.

Então é isso, Cala, espero que você tenha gostado da dica e de saber da comunidade!

Compartilhe:

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights