É comum encontrarmos posts, vídeos e e-books, feitos por influenciadores da nossa área, falando sobre “a métrica que você deve ficar de olho”.
Entra ano e sai ano temos a indicação de algumas métricas que finalmente mostrarão o resultado do seu negócio. Aquela métrica que mostrará que seu engajamento subiu.
Um exemplo disso foi a avalanche de posts em 2020 falando que o salvar era a métrica mais importante do Instagram porque ela aumentava o seu engajamento.
Hoje, depois das pessoas perceberem que ela não era tudo isso, os influenciadores da nossa área estão começando a indicar o compartilhamento como a métrica mais importante dos últimos tempos da última semana.
Cuidado com esses argumentos e essas indicações que não levam em consideração a realidade que o seu negócio está vivendo.
Cuidado com as pessoas e empresas que querem te vender um curso, mentoria ou ferramenta e que em troca te indicam uma métrica sem conhecer o seu objetivo e KPI.
Existe a métrica para você ficar de olho, sim! Entretanto, ela não é indicador que se aplica a todo mundo, mas sim aquela que fazem sentido para o seu objetivo e KPI.
É para esses dois aspectos que você deve olhar antes de escolher a métrica. É o Objetivo é o KPI que dão sentido na hora de interpretar os resultados que você teve.
Exemplo de escolha da métrica a partir do objetivo
Eu iniciei uma newsletter em 2019. Terminei o ano com 100 assinantes. Em 2020 eu queria aumenta-los, mas a grana estava curta para então pretendia chegar ao final do ano ao menos com 200 assinantes captados de forma orgânica.
Meu objetivo não era curtidas e comentários. Esses indicadores eram legais, mas eles não me mostravam se os usuários estavam indo até a pagina de captura da newsletter.
A métrica que eu olhava eram o cliques no link na bio do Instagram e nos posts do Facebook. Era através dos cliques que eu sabia que haviam usuários indo até a página de assinatura.
Claro, eu tinha links diferentes no Facebook e Instagram para saber quem me gerou mais cliques.
No final do ano eu consegui aumentar o número de assinantes e ainda por cima fechei um negócio a partir da newsletter. Eu havia conquistado meu objetivo.
Agora imagina se eu tivesse dado ouvidos a quem falou que o salvar era a métrica sucesso do verão.
Dicas para ajudar a definir e objetivos, KPI e métrica
Eu só consegui mensurar o resultado porque tinha um objetivo claro, mas também sei que chegar nesse objetivo não é algo fácil e rápido. Por isso eu separei duas dicas para te ajudar traçar um objetivo e traçar um KPI.
A primeira dica é o episódio 65 do podcast Estratégia Digital criado pelo Estevão Soares. Neste episódio ele fala de um framework elaborado para
você criar estratégias, objetivos e metas em curto prazo.
Este material irá ajudar bastante a destravar o seu pensamento na hora de definir os seus objetivos.
A segunda dica é uma das edições anteriores da minha newsletter. Nela eu chamei o meu amigo Artur Araújo para explicar algo que é um bicho de sete cabeças para muitos profissionais: KPI.
Nesta edição o Artur mostra exemplos, a definição e armadilhas para você entender essa parte tão importante ao trabalhar com métricas de mídias sociais.
É isso! Espero que esse post tenha te ajudado a enxergar que não é alguém que não te conhece que irá determinar o que mais importante para medir o resultado do seu negócio ou cliente.
Como sempre, se ficou alguma dúvida pode deixar um comentário que eu ajudo a tirar.