Nos últimos dias o mercado brasileiro de social media virou do avesso com a suspenção do Facebook sofrida pela Mlabs.
A ferramenta de agendamentos foi acusada de coletar os dados dos usuários ao disponibilizar as suas funcionalidades de agendamento de Stories, IGTV e Reels.
De um lado tivemos o Facebook alegando a coleta indevida de dados e de outro a Mlabs justificando que não armazena os dados e que se trata de um abuso de poder por parte do Facebook.
No meio dessa guerra de narrativas estava o usuário como a parte mais afetada.
Ao me deparar com o caso dessa ferramenta de agendamentos fiquei pensando sobre o que falavam os usuários. Me perguntei se eles estavam preocupados com o suspenção, se estavam a favor da marca ou não.
O resultado é um infográfico após monitorar menções no Twitter com o termo ‘Mlabs’. A coleta eu realizei através do Netlytic, ferramenta gratuita para coleta de menções no Twitter, e para a análise eu usei o Excel e a técnica de categorização para agrupar a menções.
Infográfico sobre a suspenção da Mlabs sofrida pelo Facebook
Para este infográfico foram coletadas 1.450 menções no período de 10 a 12/06. Contudo nem todas estavam ligadas ao tema e por isso foram descartas, sendo 80 menções excluídas e 1.350 analisadas.
Com este trabalho descobrimos que menções falm sobre os seguintes temas:
- Sentimento de preocupação ou medo;
- Sensação de alivio por não usar a ferramenta;
- Culpam a Mlabs pela suspensão dos conteúdos;
- Acusam o Facebook de cometer injustiças com a Mlabs;
- Deboche, memes e piadas sobre o assunto.
O resultado você confere no material abaixo.
Clique na imagem para visualizar em tamanho real caso a não esteja conseguindo.
Tem algo a acrescentar sobre o caso?
O caso dessa ferramenta agendamento ainda ainda está em curso. A suspenção foi revogada, mas algumas funcionalidades ainda estão suspensas com a opção de relatórios já que eles continham dados dos reels, IGTV e Stories. Por este motivo ainda cabe atualizações sobre o caso.
Então se você quiser contribuir basta deixar o seu comentário para construirmos juntos esse material.
Eu também gostaria de ler a sua interpretação sobre o caso e como você foi afetado por ele. Fique a vontade para comentar abaixo.
Quer receber conteúdo como esse no seu e-mail?
A Pense Play tem uma newsletter com conteúdo exclusivo sobre métricas de mídias sociais. Nela eu dou dicas sobre ferramentas, falo de eventos e cursos na área, além de ensinar técnicas de análise de métricas de mídias sociais.
Para se inscrever basta preencher o botão abaixo e confirmar a mensagem que mandarei no seu e-mail.