Resultado da pesquisa sobre o que pensa o social media brasileiro sobre relatórios. Ela foi apresentada na edição 2019 do Social Media Week São Paulo.
A pesquisa partiu da minha inquietação sobre a falta de informação sobre temas específicos referentes a profissão de mídias sociais no país.
De onde partiu a ideia?
Temos no país duas pesquisas que mostram o raio x dos profissionais da área de mídias sociais.
A primeira trata-se da pesquisa, desenvolvida pela Trampos, onde podemos ter uma visão ampla do perfil do profissional com dados sobre salário, gênero, cargos e muito mais.
A segunda pesquisa é realizada anualmente por um profissional da área de inteligência de mídias sociais e mostra, além das informações demográficas, quais as ferramentas, cursos e referências de profissionais da área.
Mesmo com essas duas pesquisas eu anda sinto que precisamos saber mais sobre a nossa profissão por que assim descobriremos onde investir na formação e onde já avançamos no mercado.
Após uma análise prévia nas duas pesquisas eu vi que poderia falar sobre um tema nenhuma das duas havia tocado e que poderia também alinhar com o objetivo do blog.
Assim surgiu a ideia da pesquisa sobre relatórios.
Come se deu a pesquisa?
As duas pesquisas citadas anteriormente foram feitas através da aplicação de questionários para profissionais de mídias sociais, contudo, eu não queria ter interferência dos entrevistados então optei por analisar o que se falavam sobre esses temas em grupos no Facebook.
Os grupos no Facebook são ambientes onde encontramos profissionais que comentam suas dificuldades e aprendizados logo eu poderia coletar nesses locais as opiniões sobre os relatórios de mídias sociais.
Para definir o meu universo eu escolhi os grupos citados nas pesquisas de raio x feitas anteriormente. Diante disso analisei comentários no Social Media Brasil, Entusiastas das Mídias Sociais e no Escola Social Media.
Foram neste locais que encontrei a informação que precisava.
Por que apresentar no Social Media Week São Paulo?
Ao idealizar a pesquisa eu sabia que teria que atingir no máximo possível de profissionais por que ela diz respeito a todos nós, por isso, teria que ocorrer onde houvesse o máximo possível de pessoas do Brasil.
Assim o Social Media Week São Paulo foi a primeira opção por que o evento é o maior da América Latina focado nesta área e aceita a submissão de estudos voltados para a nossa profissão.
O que pensa o social media brasileiros sobre relatórios?
A referida pesquisa nos mostrou que o profissional de mídias sociais pensa o relatório a partir dos seguintes pontos:
- O relatório é importante apenas quando o cliente pede
- Entregamos o relatório somente para uma ponta da cadeia e ela se refere ao cliente
- Em nome da rapidez da entrega o profissional acaba por padronizar o relatório para todos os clientes e não de acordo com as suas necessidades
Estes são apenas alguns dos apontamentos que descobri com a pesquisa. Se você quiser saber mais confira a pesquisa nos slides abaixo.
Confira minha apresentação na página do Social Media Week São Paulo
Para que você possa ter acesso a mais informações sobre a sua área evento realiza streaming das palestras e disponibiliza para os profissionais gratuitamente.
Dessa forma se você quiser conferir a apresentação da pesquisa no Social Media Week São Paulo você pode ver no vídeo abaixo.
Deseja saber mais?
Gostou da pesquisa? Possui alguma crítica? Então fique a vontade para falar nos comentários. Opiniões são sempre bem vindas aqui. 😉