O Slideshare é incrível! Mesmo estando abandonado pelo Linkedin ele ainda tem apresentações fantásticas como o white Paper da Monkey Business: Quais Gráficos Utilizar?
Este material mostra de forma didática como e qual gráfico você deve escolher na hora de apresentar os seus dados.
É um guia gratuito criado por uma das empresas referência na criação de apresentações no Brasil. Os caras manjam tanto disso que até o Twitter e o Instagram são clientes deles.
O material é bom por que a cada tipo de gráfico ele mostra quais as funções que ele pertence.
Devido a sua expertise a Monkey Business resolveu compartilhar algumas dicas para que outras pessoas possam apresentar melhor os gráficos em seus slides.
Eles sabem que esta tarefa é difícil para muita gente. Inclusive para profissionais acostumados a lidar com dados.
Mostrar uma informação numérica em um slide pode levar a sua apresentação ladeira abaixo se não for bem feita.
Conteúdo de 2014 com corpinho de 2018
Não pense você que este material é recente. Ele foi criado em 2014, mas de lá pra cá essa informação não se desatualizou.
Esse é o caso de quando o conteúdo é bom ele dura muito tempo.
As principais funções dos gráficos que podemos identificar
Escolher um gráfico não é fácil por que cada um tem um objetivo e função para ser usado. A Monkey Business separou 14 funções para identificar ao escolher um gráfico. São elas:
- Comparação
- Proporção
- Relação
- Hierarquia
- Conceito
- Localização
- Probabilidade
- Distribuição
- Processos
- Fluxo
- Padrões
- Alcance
- Cronologia
- Referencial
Tá certo que decorar 14 funções não é para os fracos – e eu acho que nem pros fortes – mas o material é bom por que a cada tipo de gráfico ele mostra quais as funções que ele pertence.
Dessa forma você entender as características do gráfico, qual o seu objetivo e as funções que lhe cabem.
Quais gráficos utilizar?
O material está disponível no Slideshare da empresa e você pode visualizar a hora que quiser.
Outra parte boa do material é que você pode conferir, no final dos slides, os links de referência que eles usaram para montar o guia. Vale muito para se aprofundar mais no assunto.
Conclusão
A decisão na escolha dos gráficos é crucial para manter a atenção do espectador no seu relatório ou apresentação. Gráficos fazem parte da leitura e devem estar de acordo com a história que deseja contar.
As funções mostradas no guia da Monkey Business são muito uteis pois nos mostram quais gráficos escolher de acordo com a mensagem que queremos fixar na cabeça do expectador.
Dá um pouco de trabalho entender cada função, mas acredito que seja normal para quem está lidando inicialmente com esta informação, mas nada que uma boa estudada e prática não resolva.
Espero que este guia possa ajudá-lo. Sei que trabalhar com apresentação de dados não é moleza, mas também sei que se der uma abertura para essa área descobrimos que ela não morde.