fbpx

Como fazer testes com conteúdo e documentar resultados

Compartilhe:

Profissional de conteúdo precisa entender de métricas para medir os seus resultados?

Esta é uma pergunta recorrente que faço nos cursos e eventos que ministro por que acredito que mesmo não sendo da área de social analytics todos devam entender para onde vamos e quais os indicadores dessa direção.

Para os profissionais de conteúdo é fundamental que tenham esse pensamento. Saber que ele pode contribuir com a mensuração do resultado do cliente evita desgastes na criação dos relatórios e a evita a criação de conteúdo que não performa.

Eu sei que alguns profissionais de conteúdo não se sentem confortáveis em produzir algo guiado pelos números, mas o cliente também não se sente confortável em saber que o conteúdo postado em seus canais não dão resultado.

É preciso encontrar um equilíbrio entre s duas pontas e por tanto é preciso, pelo amor ou pela dor, aprender um pouco de mensuração do conteúdo que você produz.

Eu sei que esse tema é importante e por este motivo estava em busca de algo que pudesse contribuir tanto para profissionais de conteúdo quanto para quem trabalha com analise de dados.

Em outro post eu já havia falado sobre os achados que o Slideshare nos proporciona através do guia de que mostra como escolher escolher o gráfico certo para o seu relatório.

Dessa vez encontrei lá os slides da Ana Freitas sobre como fazer testes com conteúdo e documentar o resultado.

Ana Freitas é especialista em estratégia de conteúdo com base em dados além de ser um produtora de conteúdo digital com mais de 17 anos de experiência.

Em seus slides ela afirma que é mensurar se o seu post está dando resultado e mostra 5 tópicos para isso. São eles:

  • Definir objetivos de marketing digital
  • Definir o público alvo
  • Definir canais e formatos
  • Definir KPIs de conteúdo
  • Definir outras variáveis

Os slides também possuem uma parte prática de fundamental importância onde ela coloca a sua experiência para que você aprenda.

Vale a pena tirar um tempo para conhecer o slide dela.

Eu sei que a discussão sobre profissionais de conteúdo entenderem de métricas não termina aqui, mas espero que este posta seja um inicio para você que está neste dilema.

Se você gostou do post, se quer elogiar ou mandar para bem longe fique a vontade. Os comentários são seus.

Compartilhe:

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights