fbpx

Entrevista: Ana Carvalho e o curso Social – Redes Sociais na Prática

Compartilhe:

Este conteúdo é patrocinado pela Dix Comunicação.

Em abril a área de cursos e eventos de social media estará movimentada em Belém, por isso aproveitei o momento para entrevistar uma das profissionais que virão para a cidade para que possamos conhecer melhor e saber da experiência de vida que agregará no conhecimento repassado.

Eu entrevistei a ministrante do curso Social – Redes Sociais na Prática, Ana Carvalho. Ana é formada em Relações Públicas, possui 10 anos de atuação no mercado digital e atualmente é community manager na DM9DDB onde cuida de marcas como Gillette e Ambev.

O curso é realizado pelo Share e será trago para Belém pela DIX Comunicação. Ele ocorrerá nos dia 28 e 29 de abril e você pode se inscrever no site do evento: www.tudodeshare.com.br/cursos/

Confira a entrevista.

 

PP: Você é formada em Relações Públicas e já atua no mercado de marketing digital ha 10 anos. Como foi o processo de decisão pela escolha da área e como a formação em RP ajuda no seu trabalho?

 

 

Ana: Quando optei pelo curso de Relações Públicas, em 2007, já trabalhava com criação de conteúdo e produção de eventos – atividades que realizo até hoje. Sempre fui muito sociável e gostei de trabalhar com pessoas. Por esse motivo escolhi as Relações Públicas.

 

PP: Desde 2014 você está na equipe do blog Fala mais, RP. Ele é um dos principais blogs sobre relações públicas de Porto Alegre e do país. Como é conciliar a vida de profissional de social media com a produção de conteúdo autoral?

 

 

 

Ana: O que você faz da meia noite às 6h? hahaha Brincadeira! Olha… Você precisa saber administrar muito bem o tempo para conseguir trabalhar em diversas frentes, manter uma vida saudável e descansar ao mesmo tempo sem pirar. Fácil não é, mas é muito prazeroso e recompensador.

O que faço é me organizar por períodos. Toda segunda-feira anoto todas as minhas tarefas para a semana e as separo por dias. Depois é manter o foco e cumprir o prazo. Se tem uma coisa que eu levo muito a sério é prazo! Sem contar que é um prazer indescritível riscar da agenda metas atingidas <3

 

PP: Muitos profissionais tidos como referência no mercado de social media são também produtores de conteúdo. Você considera que seja importante para a formação de um profissional da área possuir um canal de mídia online para divulgar a sua produção de conteúdo?

 

 

Ana: Quando vc faz conteúdo, não existe forma melhor de mostrar trabalho do que manter seu próprio canal de distribuição. Costumo dar esse conselho para quem está começando e não sabe para onde ir.

Você treina habilidades, aprende coisas novas o tempo todo, entende seus pontos fortes (para investir neles) e seus pontos negativos (para melhora-los). E o melhor de tudo é poder fazer um conteúdo que VOCÊ acredita ser bom e correto, sem precisar passar pela famigerada aprovação do cliente. A forma mais genuína de divulgar o trabalho em conteúdo.

 

PP: Na sua carreira você já lidou com grandes marcas como Gillette e Iguatemi Porto Alegre. Entre todos os clientes quais os cases que se orgulha de colocar no seu Linkedin?

 

 

Ana: Todos os clientes que atendi foram importantes e acrescentaram muito na minha vida profissional. Os que mais me orgulho e sou grata por ter tido/ter a oportunidade de atender são: Ambev, Gillette, Iguatemi, Casa Valduga, Share e Fala Mais, RP.

 

PP: Você já está a mais de um ano como professora do Share. Como pintou o convite para ministrar os cursos e viajar o país ministrando ele?

 

 

Ana: Conheci o Rafael Martins (CEO do Share) em um grupo de empreendedores que rolava em Porto Alegre. Nesse grupo, trocávamos muitas ideias sobre nossas vidas profissionais. Na época, eu já ministrava cursos por outras empresas. Foi nesse período que o Rafa me propôs criar e ministrar o de Social Media do Share. Aceitei na hora. 🙂

 

E a DM9DDB, como se deu a sua entrada na agência e quais contas você atende hoje?

 

 

Ana: Sempre expus minha vida nas redes sociais. Quando vim para São Paulo não foi diferente. Meus amigos sabiam que eu estava aqui em busca de melhores oportunidades. Um deles me apresentou para o meu atual chefe. Meses depois ele me chamou para participar de um processo seletivo na agência e aqui estou! Trabalho no núcleo de Social da Ambev.

 

PP: Você tem viajado por todo o país levando o curso Social – Redes Sociais na Prática. Nele você disponibiliza a sua experiência obtida em Porto Alegre e São Paulo para que profissionais de outras cidades possam desenvolver as suas carreiras. Na sua visão quais os aspectos que fazem com que estas cidades estejam bem perto do que é feito nos grandes centros e o que ainda falta aprenderem?

 

 

Ana: Uma das coisas mais ricas em viajar o Brasil dando aula é o contato que tenho com diferentes culturas dentro da mesma área de atuação. É inevitável analisar as diferenças entre as regiões.

Em todas que passei, em comum percebi pessoas em busca de informações complementares aos seus conhecimentos, afinal de contas ensinamos todo o processo de trabalho em redes sociais (desde o planejamento até a precificação) e atualização dos conhecimentos já existentes. Todos entendemos que o mercado está em constante movimento e precisamos acompanha-lo.

Sobre o que difere os pequenos dos grandes polos são as oportunidades. Em São Paulo você tem contato com grandes marcas. Isso amplia bastante a visão. Em Goiás, por exemplo, onde aconteceu a última turma, os alunos comentaram que seus clientes valorizam demais os número de likes, por exemplo. Em mercados mais maduros já entendemos que isso não é sinônimo de sucesso.

 

PP: Em breve você virá para Belém para ministrar o curso Social – Redes Sociais na Prática. O que os participantes podem esperar deste curso e quais a habilidades que eles poderão aplicar no dia seguinte ao curso?

 

 

Ana: Estou muito animada para ir pela primeira vez a Belém! <3 Os belenenses podem esperar bastante conteúdo e networking.

Passamos por todo o processo de trabalho nas redes sociais: planejamento, criação de conteúdo, plataformas, social ads, relacionamento e resultados. Para os empreendedores e freelas ainda falamos sobre precificação. E a comunicação não é unilateral. Ou seja, você tem espaço para comentar como realiza seu trabalho, o que faz com que haja uma troca muito rica de experiências. A cada turma eu saio sabendo um pouco mais do que sabia quando entrei.

Vocês também podem esperar por um clima bacana e novas parcerias/amizades. As turmas tendem a ser bem unidas, viu? Depois do curso mantemos contato por um grupo no facebook, onde nos atualizamos sobre as novidades frequentes, tiramos dúvidas, anunciamos oportunidades e trocamos ideias.

Serviço

 

 

Curso: Social – Redes Sociais na Prática.

Data: 28 e 29 de abril, das 09h às 17h.

Local: North Office – Escritórios Virtuais. Av. Governador José Malcher, 168 – Cj 110.

Investimento: R$ 499,00 – 599,00

 

Compartilhe:

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights