Como usar o Netvizz para coletar dados da sua página e da concorrência?

Não adianta negar, se tem uma coisa que a gente faz todo dia é stalkear a concorrência. Essas pessoas que movimentam o mercado, juntamente com nossos clientes, merecem ser estudadas, não sei se pela NASA, mas pela gente com certeza. Se você precisa stalkear usando o monitoramento como desculpa estratégia o Netvizz é uma alternativa para quem está com a grana curta.

 

 

Tá, mas o que é o Netivizz?

 

 

Ela é um ferramenta gratuita que permite coletar os comentários, curtidas e reações que a sua página recebeu e disponibilizá-las em uma planilha no Excel.

O Netvizz permite também coletar essas mesmas informações de páginas que você não administra tornando-se uma arma para entender a fundo o que ocorre nos canais da concorrência.

Para você ter uma ideia do poder do Netvizz eu coletei as reações obtidas com os posts da concorrência nos últimos 6 meses. Com isso descobri quais o temas postados que mais geravam “amei” pelos consumidores. A partir daí eu pude fazer um planejamento melhor de conteúdo.

Além da analise de páginas você pode também monitorar grupos no Facebook, fazer buscas, mensurar acessos em links e fazer uma analise de rede entre páginas, mas por hora vou me atentar aos dados das páginas por que as outras funcionalidades requerem tutoriais diferentes.

É impostante saber também que os dados coletados pelo Netvizz não mostram os comentários, compartilhamentos, curtidas e reações obtidas em posts compartilhados. Isso ocorre por que os dados de um compartilhamento são privados para coleta e só podem ser feitos por parceiros do Facebook.

Para te ajudar eu fiz um passo a passo ensinando como usar essa ferramenta para “mitar” na coleta de dados.

 

 

 

 

Como acessar o Netvizz?

 

 

Passo 1 – Entrando na ferramenta

O Netviz é uma ferramenta de monitoramento, mas você não precisa sair do Facebook para acessá-la. Basta colocar no nome dele na busca que você irá encontrá-la.

A ferramenta funciona como um aplicativo dentro do Facebook.

 

 

 

Escolha o ícone da ferramenta e entre para usá-la.

 

 

 

 

 

Escolha a opção “page data” para analisar a página que você deseja.

 

 

 

Passo 2 – configurando a coleta de dados

 

Para que o Netvizz possa acessar a sua página ele precisa do ID dela, mas antes que você possa descabelar saiba que a própria ferramenta disponibiliza uma opção para você descobrir o ID da página.

 

 

 

 

Copie e cole a URL da sua página ou do concorrente no campo abaixo para descobrir a sua ID.

 

 

 

 

Copie e cole o número da ID da página mostrado pela ferramenta

 

 

 

Passo 3 – Configurando as métricas que deseja receber

 

Volte para a ferramenta e cole a ID da página na área marcada. Escolha o período que você deseja coletar as informações e clique em “full data” para coletar o máximo de informações da página. Contudo, se a página for muito grande e com milhares de interações a ferramenta não coletará os dados.

Literalmente dá bug.

 

 

 

 

Escolha a opção “post by page em users” para coletar as informação da página e os comentários deixados pelos usuários.

 

 

 

 

Como abrir o arquivo “.tab”?

 

 

 

 

Eu não sei por que cargas d’água, mas os dados entregue pelo Netvizz vem no formato “.tab”. Provavelmente o o seu computador não irá identificar e se for abrir normalmente no Excel não irá dar problemas no arquivo. Contudo ainda é possível abrir o arquivo.

Abra o Excel normalmente, clique em “arquivo” e em seguida clique em “abrir”.

 

 

 

Escolha a pasta com os arquivos baixados e selecione o arquivo  com final “full_stats.tab”.

 

 

 

 

Escolha a opção “delimitado” e clique em avançar.

 

 

 

 

Em seguida escolha a opção “tabulação” e clique em avançar.

 

 

 

Para finalizar escolha a opção “geral” e clique em concluir.

 

 

 

 

 

Traduzindo a planilha do Netvizz

 

 

 

Por se tratar de uma ferramenta estrangeira a planilha de dados coletados pelo Netvizz vem em inglês. Para dar aquela ajuda marota eu usei o Google Tradutor traduzi para o português o que cada coluna significa na tabela.

  • Likes_count_fb: Total de curtidas que o post recebeu.
  • Comments_count_fb: Total de todos os comentários recebidos.
  • Reactions_count_fb: Soma de todas as reações que post gerou.
  • Shares_count_fb: Número total dos compartilhamentos obtidos no post.
  • Engagement_fb: Engajamento obtido no post. Contudo é uma métrica onde ele leva em consideração a soma de todas interações que post obteve. Ele não utiliza o alcance nem o número que fãs dá pagina para medir esse engajamento. Por tanto cuidado ao usar essa métrica.
  • Comments_retrieved: Comentários que foram apagados, mas a ferramenta conseguiu coletar. Isso não significa que o Netvizz consegue coletar todos os comentários excluídos, geralmente a coleta foi logo após a exclusão e a ferramenta conseguiu buscar antes do Facebook eliminar de vez.
  • Comments_base: Números de comentários recebidos, porém não conta as respostas que as pessoas deram aos comentários.
  • Comments_replies: Número de respostas dadas nos comentários. Aqueles que você responde a um amigo quando te marcam em um comentário, por exemplo.
  • Comment_likes_count: Número de curtidas que os comentários receberam. Infelizmente ele ainda não coleta as reações que os comentários receberam.
  • Rea_NONE: Juro pra você. Eu ainda não entendi por que essa coluna está na planilha. Sory!
  • Rea_LIKE: Total de reações “like” que um post recebeu. Algumas vezes é o mesmo número total de curtidas e algumas vezes as colunas diferem. Em casos de lives, por exemplo, o número de curtidas podem diferenciar por que um like de reação não é o mesmo de um curtida normal no post.
  • Rea_LOVE: Número de “amei” recebido”.  É importante ficar de olho nessa métrica pois quanto o maior a quantidade de “ameis” dado por um usuário em uma página, mas ele receberá os post no seu feed.
  • Rea_WOW: Sabe aquela carinha de espanto nas reações? Então… o total delas você encontra aqui.
  • Rea_HAHA: Número de reações “haha” que um post recebeu. (as paginas de meme moram aqui rs)
  • Rea_SAD: Fica triste não. Você pode descobrir o números de reações “triste” nessa coluna.
  • Rea_ANGRY: Essa é aquela coluna que nenhuma marca gosta de receber. Então já sabe, né?

 

 

Pra acabar!

 

 

 

O Netvizz é uma ferramenta poderosa, você descobre um monte de informação do concorrente que provavelmente teria que pagar para obter. Contudo ele é limitado assim como toda ferramenta, faltam funcionalidades e sobram outras, mas o número de informações que ele entrega e a sua gratuidade valem apena.

Teste, brinque, compartilhe com amigos e abuse das informações coletadas pela ferramenta.

Você só tem a ganhar.

13 comentários sobre “Como usar o Netvizz para coletar dados da sua página e da concorrência?”

  1. Que post massa, muito obrigada!! Uma dúvida: será se consigo levantar dados das interações de perfis pessoais usando o netvizz? Por exemplo: quero entender o nível de interação entre pessoa x e y analisando a quantidade de vezes que eles reagem ao post um do outro.

    1. Lai, me explica melhor a tua nessecidades por que há regras no Facebook quanto a coleta de informações de um perfil. Existem ferramentas que coletam algumas coisas, mas no fim tu terá que fazer um trabalho manual para retirar o que queres.
      Existe o Beonpop que extrai dados sobre você e seus amigos: https://beonpop.com/.
      Há também o Facebook Export que extrai muita informação sobre um link ou perfil, mas como falei o trabalho será manula na hora de separar o que queres: https://www.84code.com/facebook-export-comments-likes/
      Espero ter ajudado, qual quer coisas me avisa que tento clarear mais a juda, ok?

  2. E como fazer para exportar os dados extraídos do Getvizz no formato tab para o Gephi?? Pois neste software, pede arquivos no formato gdf?

    1. Ivete, eu não sei qual foi a opção que você escolheu na hora de baixar os dados, mas acredito que deva ter siso a opção de “posts statitics”. Para obter o arquivo com formato gdf você deve fazer a seguinte configuração:

      – Logo após colocar o ID da página e escolher o período que deseja obter os dados
      – Vá em “data to get:” e escolha a opção “full data (full network and comment files, can fail for larger pages)”
      – em seguida clique em “post by page only” para coletar os dados somente da página ou “posts by page and users” para coletar os dados da página e dos usuários que comentaram.

      Ao escolher essa configuração um arquivo .gdf virá entre os demais arquivos do Netvizz.

  3. Pingback: InstagReader: ferramenta gratuita de coleta de métricas para InstagramPense Play

  4. Excelente material. Mas tive um problema pra abrir, não sei se vc pode me ajudar: no excel no mac não aparece essa opção “todos os arquivos” para que o arquivo .tab possa ser reconhecido e abrir. Sabe como fazer? Obrigado, desde já!

    1. Diógenes, tem uma dica fácil que aprendi após a publicação do post.
      Após descompactar a pasta basta renomear o arquivo “.tab” para “.csv”. O MAC lê tranquilamente esse formato.

Deixe uma resposta