Entrevista Luana leal – Social Media do Ano

Senhoras e senhores é com muito orgulho que trago a primeira entrevista com profissional de social media deste blog. A nossa primeira entrevistada é Luana Leal, vencedora do prêmio Social Media do Ano realizado pelo grupo do Social Media Day Belém.

Luana trabalha como analista de comunicação na Temple Comunicação. Ela trabalha alocada dentro da Centrais Elétricas do Pará (Celpa) sendo a única analista de mídias sociais da empresa.

Além de gata e social media da porra toda vencedora do prêmio ela é graduada em Design Gráfico, curso que iniciou na Fanor (Faculdades Nordeste) em Fortaleza e concluiu na FEAPA (Faculdade de Estudos Avançados do Pará) aqui em Belém em 2014. Além disso essa concluiu recentemente a pós-graduação em Marketing Empresarial com ênfase em Mídias Sociais do Cesupa.

A entrevistada venceu uma disputa muito concorrida que contou com a participação de profissionais reconhecidos no mercado. Entre os finalistas estava o Petterson Farias, profissional reconhecido pelo mercado de Belém e digital influencer com alto engajamento nas suas redes sociais.

Pela característica dos concorrentes eu acreditava que daria a lógica e o Petterson levaria o prêmio. Sua campanha foi forte. Mas quis o destino que a Luana Leal vencesse o prêmio. O que pra mim gerou uma alegria enorme em saber que o mercado tem profissionais com diversos poderes de influência e ao mesmo passo que me frustrou por não ver uma cena desse nível na entrega do prêmio.

 

Você me decepcionou, Pet!

 

Luana ficou em primeira seguido do Petterson Farias e em terceiro lugar ficou a Raissa Palheta, Project Manager na Rede Ovelha Negra.

Para quem não conhece a vencedora do prêmio eu a entrevistei e agora compartilho com vocês o resultado.

PP: Qual a contribuição que a formação em design gráfico traz hoje para o seu trabalho com mídias sociais?

Luana: Desde o início da faculdade me interesso e trabalho com direção de arte. E isto agrega bastante na hora de realizar o planejamento de uma campanha para as redes sociais de cada cliente, no que diz respeito ao público que queremos alcançar e também sobre o que queremos dizer. E uma arte bem direcionada, não só inspira o cliente como faz com que ele interaja com o conteúdo.

 

PP: Bateu um medo de migrar de área, ter que deixar de ser dona do próprio negócio e mergulhar numa aposta que não sabia se iria dar certo?

Luana: E muito! Eu tinha uma agência que estava começando a engrenar mesmo com todas as dificuldades do mercado. Mas senti que naquele momento eu e meu sócio, o publicitário Cauê Moreno, precisávamos amadurecer, buscar novas experiências e nos calejar um pouco para no futuro, voltar com força total e não cometer os erros que tivemos de empreendedores de primeira viagem. Segui meu coração e hoje já me sinto preparada para reconstruir o sonho e ter o próprio negócio. Então, o pulo de cabeça nesse mergulho no lugar desconhecido, me trouxe novos conhecimentos e oportunidades. ‘Né’ que deu certo?

 

PP: Quais são os jobs que dão orgulho de colocar no seu LinkedIn?

Luana: O job da Hydro faz o coração bater mais forte até hoje. A empresa trouxe para o Estado a banda norueguesa A-ha com dois shows, um em Barcarena e outro em Paragominas. Foram 45 dias de imersão total para fazer o evento acontecer. E ele começou nas redes sociais. Desde a divulgação, o concurso cultural no Instagram, todos os registros da troca de material escolar por ingressos, a expectativa, o durante e o pós show. Ao final, a emoção maior foi a entrega dos materiais escolares para crianças e adolescentes que moram em comunidades próximas da capital.

 

PP: Quais os profissionais de mídias sociais são referência para você e por que indicaria para segui-los?

Luana: Tu, claro! Já te admiro de longe desde que comecei, lá em 2012. Além do Neto Resque, Paulo Falcão, Artur Araújo, Iaci Gomes, Elva Vieira, Sérgio Moraes, Petterson Farias, Diego Santos, Caio Vieira, Jéssica Rodrigues, kaytson Vila Nova, Lígia Bernar… a lista é grande!

 

PP: Você recebeu uma expressiva votação na etapa final do prêmio Social Media do Ano e antes disso foi indicada por profissionais da área para os top 10. Agora, com o prêmio em mãos, já deu para absorver a importância dele para o currículo e a visibilidade que o mercado terá com você daqui em diante?

Luana: Calazans, acredito que o prêmio trouxe, não só para mim, mas para todos os 69 indicados, um respiro esperançoso para a valorização da nossa profissão. E ter em mãos o primeiro lugar, entre tantos feras que admiro, já está reverberando no meu network e no campo de atuação. Consequentemente, este título agrega um valor imensurável para o meu currículo.

 

 

PP: Recentemente você afirmou em entrevista a página do Social Media Day Belém que está concluindo a pós-graduação e agora com o prêmio conquistado você tem planejado os próximos passos da sua carreira?

Luana: Concluí a pós-graduação há poucas semanas, e o próximo passo é ingressar em uma nova especialização: agora em jornalismo digital. Aprendi muito trabalhando a integração das redes sociais com a assessoria de imprensa, com o cliente que atendo, a Celpa. E isto me trouxe a necessidade de aprofundar os conhecimentos em jornalismo, até mesmo para somar na produção de conteúdo para as mídias digitais.

 

PP: Quais as suas dicas para um profissional que deseja se destacar no mercado hoje?

Luana: Com toda a certeza ter foco de atenção total no objeto com uma meta nos estudos e na pesquisa. E como peça fundamental: respeito pelo cliente. Com isso, os resultados vêm naturalmente porque a melhor mídia é o trabalho com qualidade. Daí, nossa indicação e reconhecimento acontecem.

 

 

Curtiu a entrevista com a Social Media do Ano?

 

Se você gostou ou não escreva nos comentários a sua opinião. Vai me ajudar a produzir conteúdos melhores.

Quer ver a entrevista com algum profissional? É só pedir que eu corro atrás pra conseguir. 😉

4 comentários sobre “Entrevista Luana leal – Social Media do Ano”

  1. Parabéns para a Luana (obrigada por me citar, sua linda, maravilhosa!) e igualmente a você e ao Artur, grandes entusiastas da social media aqui em Belém. Quero ser igual a vocês quando crescer ❤

Deixe uma resposta