fbpx

O que aprendi saindo no soco com uma persona?

Compartilhe:

Quando se trata de conteúdo digital existe uma palavra que aparece em todos os ebooks, ppts, palestras e blogs: persona.

Você ouve que ela ajuda a visualizar como é o seu consumidor e como produzir conteúdo alinhado com seus desejos e necessidades. Você ouve que ela ajuda a humanizar sua marca para se aproximar mais do consumidor, ganhar sua confiança e identificação com os valores da empresa através do diálogo e conteúdo.
Você encontra também muitos artigos e até ferramentas mostrando os benefícios de uma persona e como montá-la.

Os métodos e itens de preenchimento são variados, mas uma parte considerável desse volume de conteúdo que te ensina não te fala algumas verdades sobre a persona.

Verdades que apenas quem está no dia a dia pode dizer. São pessoas que botam o conteúdo na rua e aprendem através da tentativa e erro como funciona uma persona.

 

 

 

Já tive relacionamentos diversos com personas diferentes (ui). Já assimilei rapidamente algumas e já tive dificuldades com várias.

Costumava dizer que “saia no soco” com as que eu tinha dificuldades, pois éramos muito diferentes e não conseguia interpretar seus papéis.

Não sou o tipo de profissional que desacredita no Persona Power, mas também sei que nem tudo são flores quando se trata dela.

Por este motivo fiz uma lista com 7 itens que aprendi no dia a dia montando e utilizando personas.

 

Personas não são estáticas

 

 

Começo com este tópico por que me deparei com construções de persona que na prática ela já havia sido mudada, mas no PDF não era atualizada a meses.

Sem contar aquelas que estavam a muito tempo com as mesmas características.

Personas foram feitas para representar pessoas e por este motivo não podem ser a mesma sempre. Por que pessoas mudam de interesses, opiniões sentem prazer. Então por que manter rígido algo que representa um ser em constante mudança?

 

Persona não garante engajamento

 

 

Esse tópico pode doer em você e talvez eu ganhe alguns haters, mas ele é necessário.

Se alguma vez te disseram que para que as pessoas interajam com os seu conteúdo era preciso criar uma persona, saiba que isto está errado.

Persona nenhuma garante interação. Por mais suco de frutas descolada que ela seja.

A persona é uma representação da sua marca, consumidor ou um grupo de deles. Ela está dentro de uma estratégia de conteúdo e o que garantirá o engajamento é a sua estratégia.

É a estratégia que levará o conteúdo até os consumidores, é a estratégia que norteará quais os conteúdos necessários para agradar o consumidor. A persona garantirá que a linguagem esteja adequada aos valores da marca e desejos do consumidor, mas nunca o engajamento.

 

O cliente ainda não liga pra persona

 


Desculpa por mais uma verdade doida.

Eu nunca vi, não conheço ninguém que viu ou tenha um amigo que viu um cliente ou seu departamento de marketing ligar para a agência ou social media e pedir mudanças na persona.

Isso ocorre por que a persona é um item do nosso negócio. O cliente se preocupa com vendas, entrega e outras atividades. O marketing do cliente se preocupa pegar as demandas do negócio, alinhar, demandar e acompanhar as agências.

Ambos não estão envolvidos nessa atividade.

Seria maravilhoso se o cliente estivesse participando dessa etapa, mas ainda não estamos nesse nível de maturidade no mercado brasileiro.

 

Toda persona leva um tempo pro Social Media se adaptar

 

 

Uma peça de teatro precisa de muitos dias de ensaio para ficar boa. Este tempo é fundamental para que os atores possam entender todas as nuances criar seus hábitos e entrar na consciente do personagem. O mesmo acontece com os profissionais que lidam no dia a dia com a persona.

Trabalhar com personas é interpretar papeis diários para criar conteúdo para uma marca. Por isso, leva-se tempo para se adaptar a uma persona.

Quanto mais personas nas mãos de um social media menor a qualidade do conteúdo

 

 

Agora que você visualizou como um profissional se vale da interpretação de papais teatrais para compor o seu conteúdo, imagine um profissional com 10 clientes nas mãos? Saiba também que é comum uma marca ter mais de uma persona.

Complicado né?

A conta não fecha por que temos que retirar da mente uma persona e colocar outra que muitas vezes é oposta aquela que estávamos trabalhando. Soma-se a aos prazos, pressão por resultados e temos conteúdos de baixa qualidade.

 

Você não acha nada.

 

 

Ao preenchermos um documento de persona temos a liberdade de acrescentar itens que fazem parte do universo da persona como interesses, posição política, hábitos, etc. Contudo, não podemos nos dar o luxo de construir esta persona com o que achamos sobre ela.

Os elementos de uma persona devem conter aquilo que faz parte do universo da marca alinhada às tendências e demandas do consumidor por este motivo devemos construir com elementos que possamos embasar a sua presença neste universo.

No papel toda persona dá resultado

A construção da persona se dá no dia a dia, na interação com o público alvo.
Aprendi isso com o tempo. Aprendi depois de construir uma persona e ao tentar colocá-la em prática vi que o público alvo não se identificava. Eu olhava para o documento e me perguntava onde estava errando.
Meu erro era achar que após terminar a construção eu alcançaria os meus resultados. Eu incluía tanta coisa no perfil que na prática não usaria assim como incluía itens que não estavam de acordo com a vivência do público alvo.

Recapitulando as dores

 

 

Depois desse textão ou se você resolveu pular o texto e ler só os tópicos eu vou resumir pra ti.

Ao sair no soco com uma persona eu aprendi que:

  • Você nunca deve deixar a sua persona desatualizada. Tem que revê-la sempre e acrescentar ou retirar itens.
  • Persona nenhuma é capaz de garantir engajamento. O que faz isso é a estratégia. (do grego strateegia, em latim strategi…)
  • O cliente está focado em outras atividades da empresa dele e por isso não liga para a persona. Você pode até explicar e ele achar legal, mas depois de um tempo não lembrará. Aceite isso.
  • Todo social media leva um tempo pra assimilar a persona por que não é fácil entrar na mente de alguém e pensar como ela.
  • Se você ver um social media falando “Meu cérebro! O que você fez com meu cérebro?” é por que colocaram muitas personas para ele cuidar.
  • Você não pode colocar tudo que vem na sua cabeça para preencher os itens de uma persona por que corre o risco de falhar miseravelmente. Você tem que ter embasamento pra dizer que ele tem uma idade, sexo e interesses.
  • No papel toda persona é linda e dá resultados. O papel aceita tudo. Já o dia a dia não. Por isso teste a sua persona, não se fruste se der errado algumas coisas e vá alinhando no decorrer do projeto.

Espero que tenha gostado do texto. Fiz a partir das minhas vivências ao construir personas.

Fica de boas!

Compartilhe:

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights